5 de fev de 2017

Studio Ghibli a Disney Japonesa
Peterson Flores12:00 0 comentários



Fala galera nesse post irei apresentar para alguns que ainda não conhece esse fantástico estúdio chamado Ghibli. Comparado a nossa realidade aqui no Brasil, ele é uma Disney Japonesa. Nesse Post também irei disponibilizar um link para assistir online  alguns filmes já produzidos pelo Ghibli.

O cineasta japonês Hayao Miyazaki completou 76 anos de idade mês passado (5/01). Diretor, roteirista, produtor, animador e artista de mangá, Miyazaki tem criado histórias fantásticas há mais de 50 anos. Junto com o Ghibli – estúdio que ele co-fundou em 1985, com Yasuyoshi Tokuma, Toshio Suzuki e Isao Takahata –, o mestre tem feito história no cinema com suas obras inesquecíveis e representado com peso a cultura japonesa pelo mundo. Os artistas do estúdio desenham com lápis e papel, ao contrário dos animadores de Hollywood. Miyazaki é conhecido, também, por criar protagonistas femininas fortes e autossuficientes; outros elementos recorrentes em suas obras são o sobrenatural, as relações humanas e a imponência da natureza.
Talvez seu maior sucesso seja A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001), pelo qual ele venceu o Oscar de melhor animação e o Urso de Ouro, prêmio máximo do Festival de Berlim. Com Vidas ao Vento (Kaze tachinu, 2013) ele se despediu do posto de diretor de longa-metragens. Outros títulos indispensáveis são O Castelo Animado (Hauru no ugoku shiro, 2004), Princesa Mononoke (Mononoke-hime, 1997) e Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no tani no Naushika, 1984). Para Roger Ebert, um dos críticos de cinema mais respeitados, Miyazaki é o melhor da história no que faz. Abaixo, uma seleção feita pelo British Film Institute dos cinco filmes essenciais do estúdio, para comemorar o aniversário e o legado de Miyazaki. Alguns dirigidos por ele próprio.

'Meu Amigo Totoro' (1988) 
Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.
Direção: Hayao Miyazaki
IMDb: 8.3
Pra mim, esse é um dos filmes mais marcantes do estúdio. Foi através dele que pode conhecer outras obras fantásticas, além de ser um dos meus favoritos.

'Túmulo dos Vagalumes' (1988)
Um dos filmes mais assistidos no Japão, Túmulo dos Vagalumes narra a história de dois irmãos que perdem tudo durante a Segunda Guerra Mundial. Este filme conta o outro lado da Guerra, sendo considerado um clássico.
Direção: Isao Takahata
IMDb: 8.5

'Omohide poro poro' (1991)
Conta a história de Taeko Okajima, uma mulher de 27 anos e ainda solteira, com um trabalho burocrático num escritório em Tokyo, cidade na qual nasceu e cresceu. Quando criança, Taeko morria de inveja das amigas que podiam ir para o campo e visitar os parentes, no período de férias. Por não possuir parentes no interior, Taeko tinha de permanecer em Tokyo o tempo todo, sonhando com o dia em que, finalmente, poderia realizar seu desejo de conhecer o campo. O filme ainda não foi lançado no Brasil.
Direção: Isao Takahata
IMDb: 7.7.

'Sussurros do Coração' (1995)
Conta a história de Shizuku, uma adolescente que está tentando descobrir quem é e o que será no futuro. O desenho mostra seu dia-a-dia e sua imaginação fértil que sempre a leva a mundos de fantasia, onde ela poderá enfim, encontrar quem ela é e descobrir um verdadeiro amor de onde ela menos imaginava.
Direção: Yoshifumi Kondô
IMDb: 8

'A Viagem de Chihiro' (2001)
Chihiro é uma garota mimada e voluntariosa, que sê ve numa situação infeliz quando seus pais anunciam a mudança para uma cidade do interior, obrigando-a a abandonar seus amigos e a escola que tanto gostava. Durante a viagem, eles se perdem, e vão parar em outro mundo, o mundo dos deuses. Chihiro agora deverá amadurecer, se quiser salvar seus pais e voltar a ver seu mundo.



Lista Completa de Filmes Produzidos pelo estúdio Ghibli:

Pré-Ghibli
1968 – Horus: O Príncipe do Sol
1972 – Panda! Go, Panda!
1979 – Lupin III: O Castelo de Cagliostro
1981 – Chie, a pirralha
1984 – Nausicaä do Vale do Vento

Filmes Ghibli
1986 – Laputa: O Castelo no Céu - ASSISTIR ONLINE
1988 – Meu Vizinho Totoro - ASSISTIR ONLINE
1988 – Túmulo dos Vagalumes
1989 – O Serviço de Entregas de Kiki
1991 – Only Yesterday
1992 – Porco Rosso
1993 – Ocean Waves
1994 – Pom Poko
1995 – Whisper of the Heart
1997 – Princesa Mononoke
1999 – Meus vizinhos Os Yamadas
2001 – A Viagem de Chihiro
2002 – O Reino dos Gatos
2004 – O Castelo Animado
2006 – Contos de Terramar
2008 – Ponyo 2010 – O Mundo dos Pequeninos
2011 – Kokuriko-Zaka Kara
2013 – Vidas ao Vento 2013 – O Conto da Princesa Kaguya
2014 – As Memórias de Marnie
2014 – Ronja, a Filha do Ladrão (Série)
2016 - A Tartaruga Vermelha - ASSISTIR ONLINE
Categoria:
Peterson Flores Blogueiro apaixonado por Deus e pela Vida. Apenas Alguém querendo encontrar a minha própria estrada pra trilhar... Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nossa matéria. Infelizmente por causa de pessoas mal intencionadas resolvi moderar os comentários. Logo, logo ele estará disponível aqui. ;)